18 de março de 2009

Rúlio / Julio

Um dos jornais ultraconservadores aqui de Madrid publicou ontem com destaque que o rei Juan Carlos I é "a imagem do país no mundo", segundo uma pesquisa do Foro de Marcas Renombradas de España.

A lista é interessante.

Logo em seguida aparecem Fernando Alonso, Pedro Almodóvar, Penélope Cruz, Antonio Banderas, Zapatero, Julio Iglesias, Raúl (Real Madrid), Rafael Nadal, Pablo Picaso, Ferrán Adrià (chef de cozinha), Plácido Domingo e SM Reina Sofía.

Julio Iglesias (capricho na pronúncia: Rúlio Iglêssias) me chamou a atenção. Por razões óbvias. E logo em seguida me dei conta de que em todas estas semanas não ouvi nem sequer o nome Rúlio, muito menos uma música no rádio.

Confirmei essa impressão com a prova dos nove. Joguei o nome do rei na internet. O jornal "El País" faz 77 referências. A "Folha", 120!

Alguma coisa acontece. Julio, mais que para consumo interno, é um produto de exportação. Mais ou menos como acontece no Brasil com Alexandre Pires e Paulo Coelho. Para nossa sorte.

Neste exato momento Julio Iglesias está numa concorridíssima turnê açucarada pelo Brasil: Sorocaba, São Paulo, Bauru, Rio de Janeiro, Ponta Grossa, Curitiba, Cuiabá, Campo Grande e Araçatuba.

Só lugar de categoria!

Ricardo conta ao pé do ouvido:
Julio Iglesias já foi goleiro do Real Madrid. Vai que é tua, Rúlio!

Ricardo põe legenda na foto:
CDs de Julio Iglesias à venda na filial Sol da loja de departamentos El Corte Inglés.

Ricardo dá o caminho das pedras:
Este é o site do cantor de "Manuela" e "Coração Apaixonado", em 21 idiomas. Atenção, poliglotas! Atenção, poliglotas bregas!
...

2 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo, yo (eu) creo que quizás Julio Iglesias es hoy un producto viejo, de los '60 y '70 que en el mundo escuchan... los viejos!. Meu mae siempre lo escuchaba, pero es cierto que aquí nada se escucha, por lo menos hoy en día. Y Enrique, seu filho?

Francisco Martínez disse...

Perdón, el comentario fui yo, Francisco, balboa 2009, no sé qué hizo este puñetero recuadro