31 de março de 2009

Rabugento / Malhumorado

Entro no primeiro restaurante. A parede está coberta de rabiscos e escritos a giz. Saco, minha mão fica áspera com giz. Chega o suco de laranja. Saco, é suco em garrafa, a garrafa é minúscula e o copo está cheio de gelo. Pode tirar o gelo, por gentileza? Como primeiro prato, quero um arroz à cubana. O ovo com a gema dura, por favor. Saco, a gema vem mole. Repito: com a gema dura. E lá se vai o prato de volta para a cozinha.

Na mesa ao lado, um senhor faz seu almoço sozinho. Saco, para que tanto barulho para comer? Começa a fazer frio e é preciso vestir o casaco. Saco, a gripe está indo embora e uma corrente gelada pode ser fatal. Numa mesa na frente, um homem de meia idade demais adiciona água ao seu vinho tinto. Saco, ninguém merece essa cena. A mesma pessoa chama a garçonete com a voz baixa. Ela não atende. Saco, a pessoa dá um sorriso sem graça como se estivesse sendo observada por todo mundo.

Chega o segundo prato, uma carne de novilho com fiapos que ficam presos entre os dentes. Saco, vou ficar com carne entre os dentes. Em outra mesa, o cliente acende um cigarro. Saco, a fumaça vem direto na minha cara. A garçonete diz que posso escolher entre sobremesa e café. Saco, esqueço meu auto-compromisso anti-açúcar e peço sobremesa. Vamos adiantar as coisas: a sobremesa e a conta, por favor. Saco, a conta não chega nunca. O jeito é pagar direto no caixa. Saco, a garçonete aparece com a conta no meio do caminho.

Saco, não recomendo esse restaurante.

Ricardo põe legenda na foto:
O restaurante é de comida cubana e fica perto do metrô Bilbao. Não sei o nome.

Ricardo conta ao pé do ouvido:
Ovo cru, conforme um alerta emitido recentemente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, contém salmonela. Daí o cuidado com gemas moles.

Ricardo dá o caminho das pedras:
Na dúvida, o mais seguro é comer em algum VIP's, uma rede de restaurantes com comida sempre boa que se encontra em qualquer esquina.
...

Um comentário:

Helena disse...

Acho que o mau humor espanhol já te contagiou...